terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O Incrível Mundo do RPG (Parte II)


Fala ae Guerreiros Nerds


Estou de volta com a parte 2 sobre o Role-Playing Game
O RPG é um jogo que dá a seus jogadores muita liberdade, deixando-os criar seus personagens, suas habilidades, suas ações e como ele vai se desenvolver durante a história. Com isso ele acabou virando um gênero para diversas plataformas de diferentes mídias.
Eu vou falar de todas as variações de RPG dividindo elas em posts diferentes.
Neste post vou falar na maneira clássica do jogo, aquela que se reúne os amigos e fica em volta de uma mesa com um monte de papel esparramado por toda a ela
Na postagem anterior, eu falei um pouco sobre esta maneira de jogar, nesta vou dar uma explicação um pouco mais aprofundada.
O RPG Clássico é chamado de RPG Narrativo, ele tem este nome por que os jogadores narram suas ações para que os outros jogadores e o Mestre saibam suas intenções de jogadas, o número de jogadores em uma única partida tem que ser acima de dois até onde o Mestre decidir, mas o ideal para o jogo é ficar em no mínimo 3 a no máximo 10, para as partidas ficarem divertidas e não haver tumultos.
Eu falo do Mestre alguns podem se perguntar, Quem é esse Mestre que tem tanto poder de decisão?
Ele pode ser considerado o DEUS da partida, ele que vai criar os elementos do jogo, os cenários que irão passar os inimigos que vão encontrar as pessoas que vai poder interagir e até o dinheiro que supostamente você ganhará (ou não) no jogo, normalmente o mestre é o mais experiente dos jogadores ou o mais entusiasmado para jogar. Ele é “o ser mais poderoso da mesa”, mas também tem suas obrigações, eles têm que entreter os jogadores com uma história envolvente, com desafios que realmente vale a pena de se enfrentar, além de explicar o motivo plausível para alguma decisão dele que o jogador sabe que tem a possibilidade de fazer o contrário, se isso não for cumprido o jogo fica chato e os demais jogadores desistem e vão embora.
O RPG Narrativo é livre, tendo como principal ferramenta a imaginação de seus jogadores, mas não é só isso que você usará numa busca, para se criar um personagem, os jogadores precisam de lápis e papel para escrever alguma anotação que ele ache interessante e para fazer a Ficha do seu aventureiro, nela o jogador vai colocar as informações do personagem criado, esta se diferencia de sistema para sistema, mas o básico é o nome do aventureiro, raça, classe, suas habilidades, seus status como vai ser distribuídos seus pontos, itens e o dinheiro que carregam e uma breve descrição da sua história, personalidade e até aparência.
A Ficha é para mostrar para os outros da mesa como é seu personagem e eles saberem suas habilidades, e serve também para o jogador lembrar-se de tudo que possui.
Outra coisa que o jogador vai precisar é de dados, eles são os fatores de decisão no jogo, por exemplo, você ataca um inimigo, ai você rola os dados e os resultados destes e que mostraram se você está apto ou não a atacar.
Os dados que vão ser utilizados vai depender também do sistema que os jogadores estão jogando.
Sistema é o “livro de regras” que vai ser usada no jogo, estes livros mostram como jogar, como vai ser a ficha a ser seguida, dados de quantos lados vão ser usado e quantos serão usados, ele dá a base de como criar o personagem, as habilidades os status ao qual vão ser alocados os pontos de experiência, cenários, bestiários, armoriais.
Existem vários sistemas disponível no mercado não vou citar todos mas citarei os que acho mais importantes e conhecidos.
D&D ou Dungeons and Dragons: Pai do RPG, ele foi o primeiro sistema, criado em 1974 e até hoje é o mais jogado, ele está em sua quarta edição além de algumas variações como o AD&D (Advanced Dungeons and Dragons) e o D20 que tem esse nome por ter como base um dado de 20 lados, para realizar ações que dependa de alguma habilidade.


Gurps: Este é um sistema genérico que tem como objetivo adaptar suas regras a qualquer tipo de cenário ou história.




Storytelling: Este é muito jogado hoje e seus títulos mais famosos têm uma caída mais sombria, como Lobisomen e Vampiro: A Mascara, este ultimo uma grande leva de fãs



Daemon: Este visa mais é o personagem e como ele pode se adaptar aos diversos cenários, neste sistema os personagens tendem a serem melhor desenvolvidos, com um background mais detalhado.


3D&T: Sistema simples criado para satirizar animes, mangás, séries e outros ícones da cultura pop. Seu criador é Marcelo Cassaro e foi publicado pela Revista Dragão ao qual Cassaro era editor.


O RPG Narrativo é um jogo muito prazeroso e divertido que rendem várias risadas e muita diversão, além de exercitar a criatividade de seus jogadores.
Bem galera esse é o fim da segunda parte sobre RPGs em breve volto com mais.
No mais, é isso

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