domingo, 11 de dezembro de 2011

O Incrível Mundo do RPG (Parte III)




Fala ae Guerreiros Nerds


Este é a terceira e ultima parte sobre o RPG, e neste post irei falar sobre os RPGs Eletrônicos.
Muitos que leram esse especial, podem nunca ter ouvido falar sobre este jogo, mas é bem provável que tenha jogado pelo menos uma vez algum  tipo de RPG. Isto por que hoje em dia este gênero está em vária mídias, desde as mesas dos rpgistas, passando pelos vídeo-games até nas redes sociais.
Com o passar dos anos a tecnologia evoluiu muito chegando a era eletrônica, e o RPG evoluiu junto e se adaptando com esta era que nasceu, o primeiro passo nesta evolução foram os Games de RPG Eletrônico, que são jogos eletrônicos com alguns elementos dos RPGs, os primeiros são os jogos em texto.


RPG em texto


Neste os jogadores escrevem suas ações e a engine do jogo te fala o que aquela ação desencadeou, com isso o sucesso entre os Nerds antigamente foi grande, principalmente pelo fato que o sistema não elimina a liberdade de se jogar o narrativo.
Com o nascimento dos video games o RPG acabou virando um gênero de jogos neste estilo, que se caracteriza por você evoluir seu personagem o deixando mais forte com lutas e dando uma "liberdade" nos cenários dos games. Neste tipo de jogo o Mestre foi substituído pela programação do jogo, ela te dá os cenários, os inimigos a história que vai ser seguida.
Este gênero faz muito sucesso até hoje, com franquias que valem milhões, e que tem muitos fãs.


Os Clichês dos RPGs


A um tempo atrás os games de RPG de maior sucesso era os chamados JRPG que são jogos do gênero criados no Japão, dentre estes está Legend of Zelda, Phantasy Star, Final Fantasy entre outros, mas o maior nome do RPG de lá é Dragon Quest, este jogo é tão importante que o lançamento de um jogo desta franquia, pára o mercado japonês, criando filas enormes.Existe uma lei por lá proibi o lançamento de um joga da série em dia de semana, devido ao grande número de faltas ao trabalho e da escola.


Dragon Quest o "Arrasa Quarteirões"


Hoje os JRPGs estão em baixa, isso muito se deve ao fato que este tipo de jogo prende muito os jogadores na história, atualmente o público gamer procura novidades no gênero, exigindo mais liberdade nos games, com isso as empresas americanas "evoluiram" o gênero e assim apareceu grandes nomes como The Elder Scrolls, Fable, Diablo, Dragon Age e muitos outros.
Na sua grande maioria os jogos são muito divertidos, eu mesmo sou muito fã do gênero, mas muitos jogadores não os vêem como um RPG, pois não existe mais a interpretação de personagens, ele é um jogo que você segue uma história pré definida até chegar no objetivo final e pronto.
Passaram-se os anos e a Internet 2.0 começou a ficar cada vez mais popular, nisso os jogos começaram a explorar também essa área, assim nasceu os primeiros MMORPGs -  Massively Multiplayer Online RPG ou RPG que são jogos multi-jogadores online. Estes se parecem muito com os RPGs eletrônicos com o diferencial que não é mais campanhas solo, e sim com muitos outros jogadores de vários lugares diferentes, dependendo do jogo até de outros países.
O primeiro MMORPG que se tem noticia é um jogo chamado Meridian 59 que foi lançado em 1996 e que até hoje seu servidor funciona. Mas o estilo ganhou popularidade mesmo com Ultima Online, este conseguiu milhares de jogadores assim criando o sucesso estrondoso que é hoje o gênero é.
Após o Ultima vários outros fizeram e até fazem muito sucesso como Tibia, Ragnarok Online, Grand Chase e outros, mas o mais jogado de todos os tempos é World of Warcraft, ele é o maior em arrecadação, em contas registradas no servidor oficial, além de servidores dedicados a 8 lugares diferentes, Estados Unidos, Oceania, Europa, China, Coréia do Sul, Japão e recentemente o Brasil, e todos traduzidos para seus respectivos idiomas. De acordo com a Blizard, que é a produtora do WOW, existem 10 milhões de contas ativas em seus servidores, isso sem contar ainda com a nova empreitada em terras brasileiras.


WORLD OF WARCRAFT, o maior MMORG


Os MMOs são um sucesso no mundo inteiro, mas também conta com o mesmo problema dos RPGs eletrônicos, não existe interpretação, além de estes serem extremamente viciantes, alguns falam que quem joga um perde a vida social, e muitas das vezes isso é verdade por ser jogos extremamente divertidos e pode ter uma interação pessoal/virtual com outros jogadores.
A ultima modalidade que citarei aqui são os RPGs Narrativos Online, não conheço muito da história de como se iniciou, mas creio que tenha nascido da necessidade de se jogar o jogo clássico, mas ou por falta de tempo ou por não ter ninguém para jogar junto as pessoas começaram a jogar por meio de mensegers MSN, ICQ, salas de bate papo e outros.

Assim alguns sites criaram servidores para este fim, muitos tem ferramentas necessárias para o bom andamento do jogo e para facilitar para os jogadores como dados virtuais e mesa de sons para dar um clima maior a história. Estes não são muitos populares mais são muito divertidos e no Brasil existem alguns muito interessantes como é o caso do http://www.taulukko.com.br/ , http://www.rpgonline.com.br/ e http://www.rrpg.com.br/.
Bem galera é isso, o RPG está em todos os lugares e é extremamente divertido, espero que tenham gostado.




No mais, é isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário