sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O Incrível Mundo do RPG (Parte I)




Fala ae Guerreiros Nerds.


Hoje vou postar a primeira parte sobre o RPG, que é a introdução deste jogo magnifico.


RPG é uma sigla em inglês de role-playing game, ou jogo de interpretação de personagem. Ele é como se fosse um mini teatro onde os jogadores tem como maior objetivo interpretar um personagem que ele mesmo criou para seguir uma história criada pelo Mestre.
O Mestre ou Role Master é o roteirista do jogo, ele é o responsável pra criar em tempo real a história, os cenários e criar todo o clima do jogo para manter o andamento da história e a diversão dos jogadores.
A primeira coisa que se pode dizer do rpg é que ele é o simbolo mór dos nerds, mesmo aqueles que não jogam gostam, pois o jogo consegue imergir os jogadores no mundo da história, assim uma pessoa qualquer pode se transformar em um mago poderoso o suficiente para matar um dragão que cospe fogo, ou qualquer um que sua imaginação consiga criar.
O rpg foi criado nos anos 70 por Gary Gygax e Dave Arnesom que eram viciados em "War Games", que são jogos com miniaturas que os jogadores controlam um exercito e tenta invadir a fortaleza do outro jogador.
Diz a lenda que numa dessas partidas entre os dois um deles disse que tinha construído uma fortaleza impenetrável, e o outro disse que iria invadir esta fortaleza, e assim pegou 3 miniaturas e disse que eles eram seus melhores soldados, e que ia invadir pelos esgotos, com isso eles começaram a interpretar as ações, e história desta invasão. Nisso eles começaram a fazer esse novo esquema com outras histórias colocando ela em histórias fantasiosas muito parecida com o universo de Tolkien, criador do Senhor do Anéis. Com esse desenvolvimento eles criaram o primeiro sistema de jogo, o Dungeons and Dragons ou D&D.
Com o lançamento de D&D, o rpg ganhou muitos adeptos, e muitas modificações, surgindo novos sistemas para adaptar o jogo de acordo com a personalidade de jogadores e histórias. Os sistemas são os livros de regras, para poder ter os parâmetros por exemplo para as lutas, ele dita as regra para como serão as disputas de força do jogo, como que dados usar, como seu personagem ataca, como o monstro que você está enfrentando ataca, quanto de experiencia, que são os pontos de evolução, se ganha ao final da luta. Hoje em dia temos vários sistemas diferente mas os mais conhecidos são o D&D que está na sua 4° edição, o AD&D e D20 que são variações do D&D,  Gurps, que é um sistema generico que deixa mais fácil a vida do mestre e temos também o 3D&T que é um sistema 100% brasileiro e que na minha opinião é o sistema mais fácil e divertido para iniciantes, por ter regras simples, e um mundo carismático. Quer saber mais sobre 3D&T clique aqui.



Há também os livros de história de todos os temas possíveis, desde o medieval inicial até um chamado Gurps Bandeirantes, que é um livro que conta a história dos bandeirantes brasileiro, a idéia dos livros é trazer uma história já pronta pra ser jogada, facilita muito, mas também restringe muito os personagens pois o mundo deixa de ser 3D e passa a ser 2D, se não seguir aquela história ali escrita, o jogo perde o sentido. Por isso o ideal é criar suas próprias histórias.
Para jogar rpg, você não vai precisar de muita coisa, e só ter um caderno, lápis, borracha e dados, que variam que tipo você precisa de acordo com qual sistema está usando, podendo usar dados de 6 lados convencional a até 100 lados.



Bem este é o final da primeira parte da serie de post sobre rpg, em breve volto com mais.


No mais , é isso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário